Páginas

domingo, 29 de abril de 2012

II Manifestação Nacional Anti Vivissecção

Neste sábado (28), ocorreu em Campo Grande a II Manifestação Nacional Anti Vivissecção de Animais, em frente à entrada principal do Parque das Nações Indígenas.

O evento foi organizado pelas instituições nacionais Weeac e Cadeia Para Quem Maltrata os Animais e aconteceu, simultaneamente, em 47 cidades brasileiras e em 4 países.

A proposta da Manifestação consistia em apresentar o ato da vivissecção para a população através de vídeos elucidativos; distribuição de material educativo sobre guarda responsável de animais domésticos, a legislação de proteção animal e prevenção contra zoonoses; e o preenchimento de petições.

O Abrigo dos Bichos esteve presente, juntamente à outras instituições de Proteção Animal.
Confira as fotos no álbum do Facebook.

VIVISSECÇÃO - é o ato de dissecar animais vivos para fins de estudo, seja para o treinamento de práticas cirúrgicas, seja para pesquisas. O destino desses, na maioria dos casos, é o sacrifício.

É provado pela ciência que a maioria dos medicamentos testados em animais não surtem o efeito desejado no homem. Isto acontece por um simples fato: a estrutura fisiológica, fenótipa e genótipa entre humanos e qualquer outro ser vivo é de uma diferença considerável. Por tanto, não há razão para testar cosméticos em coelhos sabendo que a reação de tais componentes tóxicos podem ser completamente diferentes em contato ao organismo humano.


Na Europa muitas faculdades de medicina não utilizam mais animais, nem mesmo nas matérias práticas como técnica cirúrgica e cirurgia, oferecendo substitutivos em todos os setores.

Na Inglaterra e Alemanha, a utilização de animais na educação médica foi abolida. Sendo que na Grã-Bretanha (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda) é contra a lei estudantes de medicina praticarem cirurgia em animais. Note-se que os médicos britânicos são comprovadamente tão competentes quanto quaisquer outros.

Voluntária e Organizadora da Manifestação,
Carmem, passou o evento enjaulada.
Representando os animais que sofrem dessa
mesma forma  todos os dias.
A produção de anticorpos monoclonais por meio de animais foi banida na Suíça, Holanda, Alemanha, Inglaterra e Suécia.

Na Itália, entre 2000 e 2001 mais de um terço das universidades abandonaram a utilização de animais para fins didáticos. A Província de Sul de Tirol, Itália, proibiu a experimentação em animais ao longo de seu território.

Nos EUA, mais de 100 faculdades de Medicina (70%) não utilizam animais vivos nas aulas práticas. As principais instituições de ensino da Medicina, como a Harvard, Stanford e Yale julgam os laboratórios com animais vivos desnecessários para o treinamento médico.

A abolição total dos testes em animais depende única e exclusivamente de nós consumidores. Hoje, com as informações disponíveis, podemos escolher entre produtos testados e não testados em animais. Nós devemos pressionar e exigir o fim da utilização de animais pelas empresas que ainda insistem em utilizar esse método retrógrado, ineficiente e cruel. Mas, mais importante ainda, é fazer com que as indústrias saibam do nosso descontentamento com seus métodos de pesquisa. Não adianta parar de usar um produto sem comunicar a empresa sobre as razões que motivaram essa decisão. Como consumidores, devemos exigir que nossas dúvidas sejam devidamente sanadas, uma vez que toda e qualquer empresa tem o dever de nos informar sobre o produto que estão vendendo, desde a matéria prima, fabricação, até os testes.

Se na sua Escola ou Faculdade existirem laboratórios de experimentação animal deixa clara a sua posição contra a crueldade, fale com seus colegas, professores, coordenadores e até com o diretor se for necessário. Antes de comprar qualquer produto, leia o rótulo com atenção e certifique-se de que o produto está livre de crueldade.


Veja mais sobre Vivissecção:

CGNews - Grupo fará manifestação em Campo Grande contra uso de animais em experiências.
Marco Eusebio Blog - Luto e velas contra Vivissecção de animais
RBNews - Campo Grande participa de Manifesto Mundial contra tortura e testes em animais
ANDA - Campo Grande (MS) terá manifestação contra experimentação animal

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites More