quarta-feira, 30 de maio de 2012

Você entende seu gato?


Os gatos se utilizam na maioria das vezes, da linguagem corporal para dar suas mensagens. 

O que acontece é que um felino consegue entender perfeitamente o que o outro quer dizer, com um simples movimento na cauda ou uma leve mexida no bigode, mas seus donos não. 
Por causa disso, tem muita gente que não se dá bem com o gato como animal de estimação, pois acham que eles são traiçoeiros ou falsos. Mas tudo isso pode ser apenas uma má interpretação do dono por não saber reconhecer tanto os sinais do corpo como da voz dos felinos.

Daremos algumas dicas para você entender o que o seu gatinho está sentindo, pois isso é que causará o sucesso da comunicação entre vocês e tornará a convivência amistosa e feliz.

Arqueando as Costas - Ele dá a impressão de ser maior do que é. Geralmente quando faz isso, também eriça os pêlos, fazendo com que ele pareça ainda maior. Isso pode apavorar o inimigo ou algum intruso e acaba sendo um sinal de "saia já daqui"!

Se Escondendo - Os gatos se escondem simplesmente porque isso faz parte da sua natureza. Ele pode fazer isso tanto para poder atacar, como para se esconder mesmo de alguém maior do que ele.

Empurrando e abraçando - É comum, principalmente nos filhotes ficarem com as cabeças encostadas e ficarem se empurrando ou fazendo brincadeiras provocativas. Eles não estão brigando, estão se divertindo.
Isso torna a personalidade deles bastante alegre e são gestos importantes para desenvolver a personalidade deles.

Miados e cauda ereta - É bom atendê-lo logo. Ele está com pressa e não quer mais esperar por algo que pode até já ter demonstrado e ninguém notou. Pode ser a comida, a porta fechada que ele não está acostumado, a água etc.

Cauda balançando - A cauda em leve movimento indica aborrecimento. Observe o que pode estar causando isso.

Sinais de Ameaça - Se o gato estiver com as pupilas dilatadas, a boca aberta mostrando os dentes e emitindo um som forte, isso é um sinal de ameaça que ele está dando. Dificilmente ele faz isso para um humano, a não ser que seja demasiadamente provocado. Ele está com medo e por isso reage dessa forma.

Quando está despreocupado e sem medo - Se tiverem felizes e relaxados, os gatos demonstram isso fechando um pouco os olhos. As orelhas ficam mais voltadas para a frente e às vezes até emitem um ronronar.

Bigodes inclinados para a frente - Mau sinal. Ele está mal humorado. Junto com esta expressão, pode ainda ficar com as orelhas eretas dobradas para trás, o que significará que está ficando raivoso. Nessa hora, as pupilas costumam ficar contraídas (quase que dando um ar franzido ao rosto).

Quando está com fome - Geralmente ele fica sentado, o rabo abaixado,e o pescoço fica erguido e esticado. Mia tristemente para alguém atender o seu pedido. Já os filhotinhos quando estão com fome, choram muito parecidos com os bebês. Ele vai chorar se sentir fome, frio e até se estiver longe da mãe.

Demarcando o território - Os gatos demarcam o território se apoiando no objeto que pretendem marcar e com a cauda tremendo, esguicham a urina para trás. Não é um jato como quando estão esvaziando a bexiga.
Ele arranha os sofás e cadeiras dentro de casa para que suas marcas sejam vistas por todos. Mesmo fêmeas e machos castrados podem lançar jatos de urina.

Se esfregando em você - O gato quando se esfrega em você não está só demonstrando carinho, como muita gente pensa. Ele está transferindo o odor do seu corpo, reivindicando você como parte de seu território.

Quando deita e rola - É porque está feliz e tranqüilo.

Os sons que emitem - Os miados, chamados também de sons vocálicos, são usados nos pedidos e reclamações. Os murmúrios (ronronar), são usados em saudações e para mostrar contentamento.
Os de alta intensidade, são o gemido de irritação, o guincho de medo e dor, o sibilo e o miado de acasalamento da fêmea. São sons altos e nem um pouco discretos.


10 Sinais que os Gatos fazem com a cauda

A cauda é o reflexo do temperamento e da disposição do gato. Cada movimento de cauda transparece, para os outros gatos e humanos, o estado emocional naquele preciso momento. De seguida apresentamos então 10 movimentos de cauda e seus potenciais significados e intenções. 

1. Cauda curva e com a ponta a abanar suavemente para baixo e para cima: o gato está relaxado e em paz com o mundo. 

2. Cauda levantada devagar e ligeiramente curvada: o gato começa a ficar interessado por alguma coisa 

3. Cauda erecta mas com a ponta curva: o gato está muito interessado em algo, saudando de forma social mas com algumas reservas. 

4. Cauda erecta totalmente: o gato saúda de forma intensa sem quaisquer reservas. 

5. Cauda para baixo e metida entre as pernas: o gato mostra submissão hipoteticamente mostrando a sua inferioridade na hierarquia felina. 

6. Cauda para baixo e o pêlo eriçado: o gato mostra medo.

7. Cauda a abanar com força de um lado para o outro: o gato mostra sinais de agressividade e prontidão para atacar.

8. Cauda parada mas com a ponta a abanar: revela que o gato começa a ficar um pouco irritado. 

9. Cauda muito direita e com o pêlo eriçado: sinal de gato agressivo. 

10. Cauda arqueada e eriçada: sinal de gato defensivo que poderá atacar se provocado. 

Estes são apenas alguns dos sinais que são facilmente detectados no comportamento destes amigos felinos. Naturalmente, a profunda observação do seu comportamento em grupo e com o Homem pode conduzir a mais numerosas conclusões.

Fonte: Fulaninha

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites More